terça-feira, 15 de outubro de 2013

Fazendo as pazes com o cigarro

Tantas vezes escuto os malefícios do cigarro, tanto a curto, médio e longo prazos. A gente já começa a fumar assumindo que pode parar, afinal faz mal. Não pensamos nisso ao comer um doce com alto teor de açúcar, ainda que tenha um peso de comer, essa prática não é condenada, não inicia como uma briga contra os desejos e se depois se torna todo o mundo condena.
Nunca vi nenhum psicólogo falando com o paciente sobre o sentido e o significado de fumar com o objetivo de continuar fumando. Quando fumar se torna um problema? Para o ministério da saúde desde quando se ascende o primeiro cigarro. Mas não é isso o que os tradicionais espaços de socialização falam, afinal baladas são sinônimos de ver pessoas fumando e fumar, aquela pausa no trabalho para fumar pode ser o tempo necessário para não surtar.
Fumar pode causar câncer e problemas pulmonares e cardíacos, na verdade pode aumentar as chances. Assim como os alimentos, os desprazeres da vida, a falta de atividade física... A questão é como queremos cuidar de si mesmos. Penso que a maior descoberta na vida de alguém é descobrir os limites, as satisfações, desprazeres e os sentidos da própria vida. Se é o cigarro que traz algo importante que seja, ao menos aumenta-se os "radicais livres", ao menos eles são livres, já que nós não somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário