domingo, 22 de julho de 2012

Como fazer para viver num mundo repleto de dúvidas?


Nossa geração cresceu cheia de dúvidas que hoje se transformam em dívidas. As parcelas de cada mês nos proporcionam pequenas brechas de prazer, ou daquilo que é vendido como prazer. O cartão de crédito é um forte aliado contra o mundo, um grande companheiro. Não só "temos", como propagandeamos que "temos" nas redes sociais, numa tentativa de prolongar o gozo do possuir. Mas as parcelas sempre são mais longas que aqueles instantes de felicidade. Conhecemos mais coisas, lugares, notícias e pessoas. Ao mesmo tempo não conhecemos nós mesmos, e o tempo fica cada vez mais raro para o árduo ofício de se conhecer.
Caro leitor, não pense que este texto é um alarde pessimista. Trata-se de uma constatação, estamos assim com tudo que há de bom e ruim junto. Temos acordo sobre a urgência imediata de viver confortavelmente, viajar e ver novidades. Sem isso a vida desbota, afinal precisamos vê o fruto do nosso trabalho e ser feliz com ele. Contudo o problema se localiza exatamente na nossa vida privada que vem nos privando das nossas próprias dúvidas acerca do mundo.
Exemplifiquemos com os dilemas que são de ordem prática, do tipo como eu posso ter tantas coisas sem um real aumento salarial que cubra a inflação? Quanto tempo da minha vida eu dedico a trabalhar para sustentar os juros do banco? Estas perguntas podem até surgir, mas não há tempo nem condições de bancar as respostas. Assim, chegamos a mais uma reflexão sobre as dúvidas: nem sempre conseguimos solucioná-las. É o império do medo da incapacidade traduzido "no deixa pra lá".
Apesar de ser o último parágrafo e haja uma necessidade de desfecho, não há muita solução para os dilemas nossa geração, sejam as dívidas ou as dúvidas. Aliás, não há nada acabado. Quem sabe as próximas gerações nos superem em suas elaborações sobre a vida, unindo os pedaços de pensamentos e fatos que insistimos em separar por medo de ousar sair da nossa frágil vida privada. Ou poderemos de alguma forma comprar as dúvidas de alguém

Nenhum comentário:

Postar um comentário